terça-feira, 17 de junho de 2008

Bandolinistas franceses apresentam-se no Teatro de Santa Isabel


A Aliança Francesa do Recife celebra a Festa da Música em grande estilo com a apresentação do L'Ensemble Melonious. O grupo de músicos franceses sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel nesta terça-feira (17 de junho), às 21h. Na ocasião, os bandolinistas executarão obras populares e clássicas do cancioneiro brasileiro e da França.

O Melonious ocupa a vanguarda na renovação do bandolim na França. Inspira-se no popular, clássico, tradicional e em músicas do mundo. O grupo nasceu do encontro de Patrick Vaillant, Thomas Bienabe, Jean-Louis Ruf e Pascal Giordan. Uma das características mais marcantes destes músicos é a mistura de gêneros somada à improvisação e ao rigor técnico. Nas suas composições encontramos o reflexo dos vários gêneros que influenciaram a experiência musical do grupo.

O Ensemble Melonious, que já lançou três CDs - Au sud de La Mandoline (98), Em forme de poire (2004) e Miugrana (2008), deixa-se guiar livremente em suas escolhas de repertório e compõe, arranja ou transcreve segundo suas vontades musicais. A crítica francesa caracterizou sua música como rigorosa e profunda, mas também cheia de humor e de qualidade, um som original e belo.

Pela primeira vez em turnê no Brasil, o grupo musical apresentar-se-á em várias capitais, como Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. No programa preparado especialmente para os brasileiros, estão Darius Milhaud, Charles Trenet, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Além da Aliança Francesa, o evento tem o apoio do Consulado Geral da França e da Prefeitura da Cidade do Recife.


Fonte: Comunicação Aliança Francesa-PE

Nenhum comentário: