quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Auçuba e o Afoxé Omo Nilê Ogunjá estão na avenida para gravação de videoclipe



A ONG Auçuba e o Afoxé Omo Nilê Ogunjá convidam o público para participar, interagir, dançar e cantar na gravação de uma das cenas do videoclipe da música “Omô Nilê na Avenida”, neste domingo, 25 de fevereiro, a partir das 11h30, na Rua Engenho Bondade, número 79, Cohab, UR3 – Ibura, Recife-PE. Gravada no Ibura, comunidade onde o grupo foi fundado há 13 anos, a cena terá um clima de festa e o Afoxé, como forma de celebrar a gravação do videoclipe, uma conquista e importante meio de expressão artística para o grupo, recebe o público trazendo Pedro Kóya Kóya do Afoxé Filhos de Gadhy da Bahia. A programação conta ainda com a apresentação do cantor Leno Galeria e do grupo de samba Tudo Nosso.



Após quatro dias gravando cenas inspiradas no cotidiano e dia a dia de alguns integrantes, o dia 25 marca o momento em que, literalmente, o Afoxé ocupa as ruas, reúne todo o coletivo e convida amigos/as e público em geral a fazerem parte do clipe, realizado com incentivo público via edital do Funcultura – 2016/2017, comunicando junto com o Omô Nilê Ogunjá todos os sentidos que a produção tem para o Afoxé: o desejo de ocupar espaços e de propor deslocamentos - ao convidar o público a vir para a comunidade do Ibura - estabelecer diálogos, bem como de traduzir-se plástica, artística e politicamente. E a cena que será gravada domingo espelha bem esses sentidos.
Tendo como principal meio de circulação e disseminação a internet, o videoclipe deseja, ainda, aproximar o grupo de novos públicos e contribuir para quebrar barreiras e diluir preconceitos e discriminação que ainda cercam os Afoxés como coletivos que agregam fortemente negros e negras, e que filiam-se em ligação religiosa ao candomblé. Também lança luz sobre o Ijexá – estilo/ritmo que merece ocupar lugar de mais destaque na produção cultural musical pernambucana.
A composição “Omô Nilê na Avenida” integra o disco Odara, o segundo da trajetória do coletivo que se define como grupo cultural, artístico e religioso. A música é de André Alves, responsável pelas letras do Afoxé desde sua fundação. 

As gravações do videoclipe iniciaram no último dia 17. Tocando o trabalho uma equipe de profissionais que tem a Ong Auçuba Comunicação e Educação, através da sua produtora audiovisual, à frente da produção executiva e coordenação de produção. A direção de fotografia é de Beto Martins, que transita em trabalhos no cinema, publicidade e em outros segmentos da linguagem audiovisual. Carlos Albuquerque e Arthur Martins fazem primeira e segunda assistência de fotografia respectivamente. Assina o roteiro e a direção Michela Albuquerque, que integra a equipe da Ong Auçuba. A artista visual Lia Letícia assume a direção de arte e figurinos e Jeorge Pereira montagem e finalização. Marconi Bispo e João Lin, também integrantes da equipe da Auçuba, assumem, respectivamente, produção e produção de arte junto com Isa Santos. A cenotécnica é de Popó, Ogan Dibobó de Jagun. Maquiagem: Marcondes Lima. Logger: Anderson Lucena.



SERVIÇO:

GRAVAÇÃO DO VIDEOCLIPE DO AFOXÉ OMO NILÊ ONGUJÁ
DOMINGO, 25 DE FEVEREIRO
LOCAL: RUA ENGENHO BONDADE, NÚMERO 79, COHAB, UR3 – IBURA, RECIFE-PE.
HORÁRIO: A PARTIR DAS 11H30
ABERTO AO PÚBLICO

Como chegar? Pegar o ônibus UR-05 - Barro, na Integração do Barro, pedir parada na segunda após subir a ladeira da UR-01. Continua no mesmo sentido que o ônibus. Em seguida dobre a primeira à direita, segunda à esquerda e depois segunda à esquerda de novo.

E para quem vai pela integração Tancredo Neves: pegar o ônibus Três Carneiro - Tancredo, UR-02 – Tancredo ou Monte Verde – Tancredo. Neste percurso também pede parada na segunda após subir a ladeira da UR-01. Continua no mesmo sentido que o ônibus. Em seguida dobrar a primeira à direita, segunda à esquerda e depois segunda à esquerda de novo.

Fotos de bastidores das gravações de João Lin.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa. Em tempos de tanto recrudescimento e racismo religioso, ocupar as ruas é imprescindível. Muito axé para todas e todos!